13 de fevereiro de 2024

Documentário sobre o estilista John Galliano chega aos cinemas brasileiros

Distribuidora global, serviço de streaming e produtora, a MUBI se une novamente à O2 Play, distribuidora do grupo O2, para lançar nos cinemas brasileiros o documentário Ascensão e Queda - John Galliano, sobre um dos estilistas mais importantes e controversos da história da moda. Dirigido pelo vencedor do Oscar® Kevin Macdonald (Whitney, Marley), o filme chega às telas nacionais em março e à plataforma da MUBI em breve.

Galliano vestiu os homens e mulheres mais importantes e bonitos do mundo, durante quinze anos na Givenchy e na Dior. E foi amplamente reconhecido como um dos designers de moda mais bem-sucedidos das décadas de 1990 e 2000. Sua carreira, porém, terminou bruscamente quando ele foi flagrado por uma câmera em 2011, do lado de fora do Café La Perle, em Paris, lançando insultos antissemitas para pessoas próximas de onde estava.

O potente documentário registra a carreira de Galliano desde que ele era um estudante de moda na universidade Central Saintt Martins, em Londres, até tornar-se o diretor criativo de uma das maiores marcas de moda do mundo. Também revela de forma honesta sua luta contra o vício em drogas e as pressões da indústria enfrentadas por ele ao longo do caminho. 

Com imagens de arquivo dos incríveis desfiles de alta costura e alta moda da época, longas entrevistas com o próprio Galliano, e conversas com Naomi Campbell, Kate Moss, Penélope Cruz, Charlize Theron, Anna Wintour, Edward Enninful, entre outros, esse retrato detalhista de Galliano confronta a cultura de trabalho tóxica por trás da indústria da moda.

Ascensão e Queda - John Galliano é produzido por Chloe Mamelok (The Rescue) e Kevin Macdonald, por meio de sua produtora, a KGB Films, em associação com Condé Nast Entertainment. O editor, Avdhesh Mohla (Sachin: A Billion Dreams, Billie, O Estripador), recebeu uma indicação para Melhor Edição, no British Independet Film Awards de 2023, pelo filme. A trilha sonora é composta pelo indicado à premiação Ivor Novello Tom Hodge (O Mauritano, McMafia). E os diretores de fotografia do documentário são David Harriman, a indicada ao BIFA 2021 Magda Kowalczyk (Cow, Last Song from Kabul), o indicado ao César Award (1988, 2003, 2007) Patrick Blossier e Nelson Hume (Whitney).


29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita