18 de novembro de 2023

Cultura Ta On tem três edições no final de semana

Projeto irá ocupar a Região Oceânica, Maria Paula e Icaraí com diversas atrações 


A Cultura tá On nesse final de semana! No sábado e domingo, dias 18 e 19 de novembro, o Cultura Ta On leva muita música e teatro para os bairros de Niterói. Samba da Baiana, Coletivo Paraíso Cênico, Paulo Beto e Claos & Alcachofra agitam o público. Todas as atrações são gratuitas.


No sábado, às 17h, o grupo Samba Da Baiana marca presença no Polo Gastronômico da Região Oceânica. No mesmo dia, o Coletivo Paraíso Cênico anima a criançada com o espetáculo de Teatro Infantil “Boi Estrela Mamulengo” às 16h, na Praça da Saudade, em Maria Paula . Já no domingo, às 16h, o Polo Gastronômico de Icaraí recebe shows de Paulo Beto e Claos & Alcachofra. 


O “Cultura Ta On” é uma iniciativa da Fundação de Arte de Niterói (FAN) com o objetivo de incentivar e fomentar o desenvolvimento de artistas locais e os aproximar do público da cidade. O projeto reafirma a importância de uma cultura acessível a todos. 


Serviço
:


Cultura Ta On 

Data:Sábado, 18 de novembro de 2023

Horário: 17h

Local: Polo Gastronômico da Região Oceânica 

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Endereço: Av Almirante Tamandaré - Piratininga, Niterói - RJ


Serviço
:


Cultura Ta On 

Data: Sábado, 18 de novembro de 2023

Horário: 16h

Local: Praça da Saudade 

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Endereço: Praça da Saudade - Maria Paula, Niterói - RJ


Serviço
:


Cultura Ta On 

Data: Domingo, 19 de novembro de 2023

Horário: 16h

Local: Polo Gastronômico de Icaraí 

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Endereço: Rua Doutor Leandro Mota - Icaraí, Niterói - RJ


Herson Capri estrela peça baseada em Hospital

Psiquiátrico de Jurujuba na Sala Nelson


“Papel de Louco” fará apresentação única na Sala, neste domingo


Neste domingo, a Sala Nelson Pereira dos Santos recebe a estreia de “Papel de Louco”, às 18 horas. A peça, estrelada por Herson Capri e Vanessa Gerbelli, foi escrita com base nas vivências de pacientes e profissionais do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba. A entrada é gratuita. 


“Papel de Louco” conta a história de Rodrigo, um paciente psiquiátrico que vive em ritmo acelerado. Nordestino perspicaz e dono de um vocabulário erudito, ele traz consigo graves sintomas devido ao abuso de drogas associado ao tratamento com princípios psicoativos. Contudo, isso não o impede de usufruir de privilegiada inteligência e narrar o mundo à sua maneira. 


Serviço
:


Papel de Louco

Data: Domingo, 19 de novembro de 2023

Horários: 18 horas l 20 horas

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói - RJ


Domingo e feriado de samba em Niterói 


“Samba de Casa Faz Milagre” será comandado por Marquinhos Diniz


Neste domingo e segunda-feira, dias 19 e 20, acontece uma dupla edição do Samba de Casa Faz Milagre, no Horto do Fonseca e no Horto do Barreto. Marquinhos Diniz comanda as festas com diversos convidados, entre eles músicos e poetas. Os eventos são gratuitos e começam às 13h.


No domingo, os convidados Jair Silva, Lili Gaspar, Sonia Seresteira, Pedro Ivo, Andreia Beat e o grupo Poetas em Ação animam a roda de samba no Horto do Fonseca. Já na segunda-feira, feriado, Mario Camundongo, Giúlia Carvalho, Bruno Barreto, Poetas em Ação, Decia Sodré e Simone Lial levam os clássicos do samba para o Horto do Barreto.


O evento, realizado pela Fundação de Arte de Niterói, tem como objetivo prestigiar os artistas locais e proporcionar apresentações culturais acessíveis para o público da cidade.


Serviço
:


Samba De Casa Faz Milagre 

Data: Domingo, 19 de novembro de 2023

Horário: 13h

Local: Horto do Fonseca

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Endereço: Alameda São Boaventura, 770 - Fonseca, Niterói


Serviço
:


Samba De Casa Faz Milagre 

Data: Segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Horário: 13h

Local: Horto do Barreto

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Endereço: Horto do Barreto, Parque Palmir Silva - Niterói, RJ



A poesia do ócio: Sala José Cândido de Carvalho recebe

exposição em homenagem a Miguel Coelho


Mostra “Miguel Coelho, O Artista” apresenta um panorama da trajetória do pintor, reconhecido pelo seu cubismo reconsiderado


Com mais de 50 anos de carreira, Miguel Coelho criou um universo particular inspirado na cultura e em personagens do interior do Brasil. A partir da terça-feira, dia 21 de novembro, a exposição “Miguel Coelho, O Artista” apresenta, na Sala José Cândido de Carvalho, um recorte da obra do artista. 


Nascido em Matipó (MG), o pintor se encantou pelo litoral fluminense e fixou residência em Niterói. Inspirado pelas histórias de Guimarães Rosa e os traços de Cândido Portinari, Coelho é famoso pelo seu “cubismo reconsiderado”. Cores chapadas e cortes discretos dão vida a costumes populares, folguedos, a realidade do povo sertanejo, cidades históricas de Minas e do Estado do Rio, pescadores e o cotidiano da vida à beira-mar. Pelas mãos do artista, o ócio se transfigura em poesia.


Além de pintor e desenhista, Miguel foi gravador, escultor, programador visual, poeta, contista e compositor. Reconhecido internacionalmente, com obras na Biblioteca do Congresso Americano, nas Universidades de Kioto, Montreal e Miami, e ainda em coleções particulares em países como Alemanha, Angola Argentina, Cuba, França, Israel, Rússia e Suíça, o artista já foi homenageado pela Fundação de Arte de Niterói com o livro “Retrato do Artista Enquanto Sempre”. 


Serviço:

Miguel Coelho, O Artista

Abertura: 21 de novembro de 2023, às 18h

Visitação: até 24 de janeiro de 2024

Horário: de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Sala José Cândido de Carvalho

Evento gratuito

Classificação: livre
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98 - Ingá, Niterói




31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo