18 de novembro de 2023

Cultura Ta On tem três edições no final de semana

Projeto irá ocupar a Região Oceânica, Maria Paula e Icaraí com diversas atrações 


A Cultura tá On nesse final de semana! No sábado e domingo, dias 18 e 19 de novembro, o Cultura Ta On leva muita música e teatro para os bairros de Niterói. Samba da Baiana, Coletivo Paraíso Cênico, Paulo Beto e Claos & Alcachofra agitam o público. Todas as atrações são gratuitas.


No sábado, às 17h, o grupo Samba Da Baiana marca presença no Polo Gastronômico da Região Oceânica. No mesmo dia, o Coletivo Paraíso Cênico anima a criançada com o espetáculo de Teatro Infantil “Boi Estrela Mamulengo” às 16h, na Praça da Saudade, em Maria Paula . Já no domingo, às 16h, o Polo Gastronômico de Icaraí recebe shows de Paulo Beto e Claos & Alcachofra. 


O “Cultura Ta On” é uma iniciativa da Fundação de Arte de Niterói (FAN) com o objetivo de incentivar e fomentar o desenvolvimento de artistas locais e os aproximar do público da cidade. O projeto reafirma a importância de uma cultura acessível a todos. 


Serviço
:


Cultura Ta On 

Data:Sábado, 18 de novembro de 2023

Horário: 17h

Local: Polo Gastronômico da Região Oceânica 

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Endereço: Av Almirante Tamandaré - Piratininga, Niterói - RJ


Serviço
:


Cultura Ta On 

Data: Sábado, 18 de novembro de 2023

Horário: 16h

Local: Praça da Saudade 

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Endereço: Praça da Saudade - Maria Paula, Niterói - RJ


Serviço
:


Cultura Ta On 

Data: Domingo, 19 de novembro de 2023

Horário: 16h

Local: Polo Gastronômico de Icaraí 

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Endereço: Rua Doutor Leandro Mota - Icaraí, Niterói - RJ


Herson Capri estrela peça baseada em Hospital

Psiquiátrico de Jurujuba na Sala Nelson


“Papel de Louco” fará apresentação única na Sala, neste domingo


Neste domingo, a Sala Nelson Pereira dos Santos recebe a estreia de “Papel de Louco”, às 18 horas. A peça, estrelada por Herson Capri e Vanessa Gerbelli, foi escrita com base nas vivências de pacientes e profissionais do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba. A entrada é gratuita. 


“Papel de Louco” conta a história de Rodrigo, um paciente psiquiátrico que vive em ritmo acelerado. Nordestino perspicaz e dono de um vocabulário erudito, ele traz consigo graves sintomas devido ao abuso de drogas associado ao tratamento com princípios psicoativos. Contudo, isso não o impede de usufruir de privilegiada inteligência e narrar o mundo à sua maneira. 


Serviço
:


Papel de Louco

Data: Domingo, 19 de novembro de 2023

Horários: 18 horas l 20 horas

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói - RJ


Domingo e feriado de samba em Niterói 


“Samba de Casa Faz Milagre” será comandado por Marquinhos Diniz


Neste domingo e segunda-feira, dias 19 e 20, acontece uma dupla edição do Samba de Casa Faz Milagre, no Horto do Fonseca e no Horto do Barreto. Marquinhos Diniz comanda as festas com diversos convidados, entre eles músicos e poetas. Os eventos são gratuitos e começam às 13h.


No domingo, os convidados Jair Silva, Lili Gaspar, Sonia Seresteira, Pedro Ivo, Andreia Beat e o grupo Poetas em Ação animam a roda de samba no Horto do Fonseca. Já na segunda-feira, feriado, Mario Camundongo, Giúlia Carvalho, Bruno Barreto, Poetas em Ação, Decia Sodré e Simone Lial levam os clássicos do samba para o Horto do Barreto.


O evento, realizado pela Fundação de Arte de Niterói, tem como objetivo prestigiar os artistas locais e proporcionar apresentações culturais acessíveis para o público da cidade.


Serviço
:


Samba De Casa Faz Milagre 

Data: Domingo, 19 de novembro de 2023

Horário: 13h

Local: Horto do Fonseca

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Endereço: Alameda São Boaventura, 770 - Fonseca, Niterói


Serviço
:


Samba De Casa Faz Milagre 

Data: Segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Horário: 13h

Local: Horto do Barreto

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Endereço: Horto do Barreto, Parque Palmir Silva - Niterói, RJ



A poesia do ócio: Sala José Cândido de Carvalho recebe

exposição em homenagem a Miguel Coelho


Mostra “Miguel Coelho, O Artista” apresenta um panorama da trajetória do pintor, reconhecido pelo seu cubismo reconsiderado


Com mais de 50 anos de carreira, Miguel Coelho criou um universo particular inspirado na cultura e em personagens do interior do Brasil. A partir da terça-feira, dia 21 de novembro, a exposição “Miguel Coelho, O Artista” apresenta, na Sala José Cândido de Carvalho, um recorte da obra do artista. 


Nascido em Matipó (MG), o pintor se encantou pelo litoral fluminense e fixou residência em Niterói. Inspirado pelas histórias de Guimarães Rosa e os traços de Cândido Portinari, Coelho é famoso pelo seu “cubismo reconsiderado”. Cores chapadas e cortes discretos dão vida a costumes populares, folguedos, a realidade do povo sertanejo, cidades históricas de Minas e do Estado do Rio, pescadores e o cotidiano da vida à beira-mar. Pelas mãos do artista, o ócio se transfigura em poesia.


Além de pintor e desenhista, Miguel foi gravador, escultor, programador visual, poeta, contista e compositor. Reconhecido internacionalmente, com obras na Biblioteca do Congresso Americano, nas Universidades de Kioto, Montreal e Miami, e ainda em coleções particulares em países como Alemanha, Angola Argentina, Cuba, França, Israel, Rússia e Suíça, o artista já foi homenageado pela Fundação de Arte de Niterói com o livro “Retrato do Artista Enquanto Sempre”. 


Serviço:

Miguel Coelho, O Artista

Abertura: 21 de novembro de 2023, às 18h

Visitação: até 24 de janeiro de 2024

Horário: de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Sala José Cândido de Carvalho

Evento gratuito

Classificação: livre
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98 - Ingá, Niterói




13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.