25 de março de 2025

Cultura e empreendedorismo se encontram no lançamento do programa 'Dançar, Empreender e Vencer!' no Rio

Aulas gratuitas de dança e gestão cultural serão oferecidas em São Cristóvão e Petrópolis

Nesta terça-feira, dia 25 de março, o Rio de Janeiro recebe um dos lançamentos mais aguardados do ano no cenário cultural carioca. O Café com Projetos da SECEC-RJ será palco do lançamento do programa de formação gratuito “Dançar, Empreender e Vencer!” — uma iniciativa que promete unir a arte da dança à gestão e ao empreendedorismo cultural, abrindo portas para quem deseja trilhar caminho do sucesso na dança e na cultura

O evento, que acontecerá às 10h na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, marca a continuidade do curso “Caminho das Pedras: da Arte ao Produto Cultural”, iniciado em 2016, um curso híbrido com duração de seis meses, destinado a pessoas a partir de 18 anos. Ao todo, serão oferecidas 480 vagas gratuitas, divididas entre as duas cidades participantes — Rio de Janeiro e Petrópolis —, com 240 vagas no Rio, em São Cristóvão, e 240 em Petrópolis. O curso tem o objetivo de capacitar os participantes em gestão, produção e empreendedorismo, como nas modalidades ballet clássico, danças urbanas, danças populares e jazz, para iniciantes ou aprimorar a técnica.

Com o patrocínio do Instituto BAT Brasil – Souza Cruz, por meio da Lei do ICMS, o programa visa fomentar o desenvolvimento de novos talentos e empreendedores culturais, oferecendo uma formação que conecta as técnicas de dança com o entendimento sobre o mercado cultural. As inscrições para as vagas já estão abertas e vão até o final de abril. Para se inscrever, os interessados devem acessar os links oficiais: bit.ly/dev-caminhodaspedras e bit.ly/dev-oficinasdedança.

O lançamento contará com a presença de importantes nomes da dança e da cultura, incluindo os professores responsáveis pelas modalidades de dança em São Cristóvão e Petrópolis. Entre os destaques estão Nathaly Couto, que coordenará as aulas de ballet clássico no Rio; além dos professores, Alexandre Ferreira, de danças urbanas; Lore Anacleto, de danças populares; Além da equipe participante do projeto em Petrópolis, Neiva Voigt, coordenadora de dança, os professores Felipe Laureano, danças urbanas, Letícia França Jazz e Paula Mori, de dança para maturidade.

Patricia Castro, idealizadora e diretora geral do projeto, coordenará o curso de gestão cultural, “Caminho das Pedras: da Arte ao Produto Cultural”, que visa capacitar os participantes a entender os processos de criação e gestão de produtos culturais. “O programa é uma oportunidade única para quem deseja transformar sua paixão pela dança ou outros segmentos culturais, em um empreendimento cultural de sucesso. Queremos formar não apenas artistas, mas também gestores capazes de levar a arte ao mercado de forma estratégica e criativa”, destacou Patricia.

Além da formação em dança e gestão, o projeto conta com uma equipe de apoio e profissionais renomados nas áreas de gestão, produção, marketing, design, acessibilidade e monitoramento de indicadores de satisfação e desempenho pela diretora e a psicóloga Camila Braga, garantindo uma experiência completa para os participantes. O evento de lançamento também será um momento de celebração da parceria entre diferentes setores, como as Prefeituras de Petrópolis e do Rio, a Escola Municipal Gonçalves Dias e o Instituto Municipal de Cultura de Petrópolis.

Com o início das aulas marcado para a última semana de março, o “Dançar, Empreender e Vencer!” promete abrir um novo capítulo na formação de profissionais e empreendedores culturais no Estado do Rio de Janeiro. A parceria entre arte e empreendedorismo nunca foi tão necessária, e este projeto é um passo importante para fortalecer a cultura carioca e fluminense, preparando novos talentos para os desafios do mercado cultural.

O lançamento é gratuito e aberto ao público, com inscrições também abertas para o curso e as oficinas. “Não perca essa chance de alavancar sua carreira e transformar sua paixão em um produto cultural de sucesso. Participe e venha dançar, empreender e vencer”, finaliza Patricia.

Serviço:

Lançamento do projeto no Rio

Dia:  25/03 (3ª feira)

Horário: 10h

Local: Biblioteca Parque Estadual

Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1261 - Centro - RJ RJ           

31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo