25 de março de 2025

Cultura e empreendedorismo se encontram no lançamento do programa 'Dançar, Empreender e Vencer!' no Rio

Aulas gratuitas de dança e gestão cultural serão oferecidas em São Cristóvão e Petrópolis

Nesta terça-feira, dia 25 de março, o Rio de Janeiro recebe um dos lançamentos mais aguardados do ano no cenário cultural carioca. O Café com Projetos da SECEC-RJ será palco do lançamento do programa de formação gratuito “Dançar, Empreender e Vencer!” — uma iniciativa que promete unir a arte da dança à gestão e ao empreendedorismo cultural, abrindo portas para quem deseja trilhar caminho do sucesso na dança e na cultura

O evento, que acontecerá às 10h na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, marca a continuidade do curso “Caminho das Pedras: da Arte ao Produto Cultural”, iniciado em 2016, um curso híbrido com duração de seis meses, destinado a pessoas a partir de 18 anos. Ao todo, serão oferecidas 480 vagas gratuitas, divididas entre as duas cidades participantes — Rio de Janeiro e Petrópolis —, com 240 vagas no Rio, em São Cristóvão, e 240 em Petrópolis. O curso tem o objetivo de capacitar os participantes em gestão, produção e empreendedorismo, como nas modalidades ballet clássico, danças urbanas, danças populares e jazz, para iniciantes ou aprimorar a técnica.

Com o patrocínio do Instituto BAT Brasil – Souza Cruz, por meio da Lei do ICMS, o programa visa fomentar o desenvolvimento de novos talentos e empreendedores culturais, oferecendo uma formação que conecta as técnicas de dança com o entendimento sobre o mercado cultural. As inscrições para as vagas já estão abertas e vão até o final de abril. Para se inscrever, os interessados devem acessar os links oficiais: bit.ly/dev-caminhodaspedras e bit.ly/dev-oficinasdedança.

O lançamento contará com a presença de importantes nomes da dança e da cultura, incluindo os professores responsáveis pelas modalidades de dança em São Cristóvão e Petrópolis. Entre os destaques estão Nathaly Couto, que coordenará as aulas de ballet clássico no Rio; além dos professores, Alexandre Ferreira, de danças urbanas; Lore Anacleto, de danças populares; Além da equipe participante do projeto em Petrópolis, Neiva Voigt, coordenadora de dança, os professores Felipe Laureano, danças urbanas, Letícia França Jazz e Paula Mori, de dança para maturidade.

Patricia Castro, idealizadora e diretora geral do projeto, coordenará o curso de gestão cultural, “Caminho das Pedras: da Arte ao Produto Cultural”, que visa capacitar os participantes a entender os processos de criação e gestão de produtos culturais. “O programa é uma oportunidade única para quem deseja transformar sua paixão pela dança ou outros segmentos culturais, em um empreendimento cultural de sucesso. Queremos formar não apenas artistas, mas também gestores capazes de levar a arte ao mercado de forma estratégica e criativa”, destacou Patricia.

Além da formação em dança e gestão, o projeto conta com uma equipe de apoio e profissionais renomados nas áreas de gestão, produção, marketing, design, acessibilidade e monitoramento de indicadores de satisfação e desempenho pela diretora e a psicóloga Camila Braga, garantindo uma experiência completa para os participantes. O evento de lançamento também será um momento de celebração da parceria entre diferentes setores, como as Prefeituras de Petrópolis e do Rio, a Escola Municipal Gonçalves Dias e o Instituto Municipal de Cultura de Petrópolis.

Com o início das aulas marcado para a última semana de março, o “Dançar, Empreender e Vencer!” promete abrir um novo capítulo na formação de profissionais e empreendedores culturais no Estado do Rio de Janeiro. A parceria entre arte e empreendedorismo nunca foi tão necessária, e este projeto é um passo importante para fortalecer a cultura carioca e fluminense, preparando novos talentos para os desafios do mercado cultural.

O lançamento é gratuito e aberto ao público, com inscrições também abertas para o curso e as oficinas. “Não perca essa chance de alavancar sua carreira e transformar sua paixão em um produto cultural de sucesso. Participe e venha dançar, empreender e vencer”, finaliza Patricia.

Serviço:

Lançamento do projeto no Rio

Dia:  25/03 (3ª feira)

Horário: 10h

Local: Biblioteca Parque Estadual

Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1261 - Centro - RJ RJ           

29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita