13 de outubro de 2023

Coral Vozes da CLIN se apresenta no Pedal Rosa

Apresentação acontece no sábado, em frente à Reitoria da UFF. 
 
O coral da Companhia de Limpeza de Niterói, “Vozes da CLIN”, se apresenta dia 14 de outubro, sábado, às 9h30, em frente à Reitoria da UFF. Sob regência do maestro Marcello Sader, a apresentação faz parte da programação do ‘Pedal Rosa’, iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, em prol do ‘Outubro Rosa’ na cidade.


Luiz Carlos Fróes, presidente da CLIN, destaca a importância deste recital:
 
“O coral é um importante projeto de desenvolvimento social, que valoriza não somente a música, mas também a cultura brasileira. Ficamos muito felizes com a apresentação do conjunto nesta campanha, que é fundamental para a sociedade. É papel da empresa participar e incentivar projetos como esse”.


Duas músicas novas farão parte do repertório: “Ciência e Arte” (Cartola/ Carlos Cachaça) e “Força da Imaginação” (Ivone Lara/ Caetano Veloso). Ambas com arranjos escritos pelo regente, especialmente para o grupo.


“Desde o retorno às atividades após o fim da pandemia, eu tenho estado especialmente comprometido em promover constante renovação no repertório do Coral. Os frequentes convites para cantarmos em eventos ligados à saúde da mulher nos levaram a preparar estas duas músicas – a primeira, um samba da Mangueira levado à avenida em 1947, que homenageia artistas e cientistas brasileiros, e a segunda é um samba de uma importante compositora mulher, Ivone Lara”, explica Sader.


Esta apresentação inédita se dá no ano em que o Coral, formado por um conjunto de 25 vozes afinadas de funcionários da CLIN, completou 15 anos. Criado em 2008 pela Divisão de Serviço Social da Empresa, tem como objetivo incentivar os trabalhos no âmbito de cultura e lazer, bem como integrar e aproximar os diferentes setores da Companhia.
 
A gari Mileide Oliveira, há dois meses no Coral e 11 anos na CLIN, disse que está adorando a experiência:


“Está sendo maravilhoso! Mudou muito a minha vida, pois a música me faz ficar mais calma. É uma terapia. Eu, como mulher, sinto que vai ser ótimo cantar no evento. Acho ótimo uma mulher incentivando a outra”.


“A gente às vezes tem muito problema e fazer parte do Coral me distrai. Tenho me sentido ótima e está sendo útil até no meu trabalho, que é meu orgulho. Foi do meu trabalho, do meu suor, que eu criei três filhos sozinha. Tenho já cinco netos. Tem coisas que mudam a nossa vida. Cantar aqui está me fazendo muito bem, a empresa me faz muito bem. Sou muito grata, não tenho do que reclamar. Adoro o meu trabalho”, explica Carla Marcia, gari, que está há três meses no Coral, mas há 27 anos na CLIN.
 
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização cujo objetivo principal é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. 

Programa da apresentação no MAC Niterói:
 
CIÊNCIA E ARTE (Cartola/Carlos Cachaça)

 
FANTASIA (Chico Buarque)

 
FORÇA DA IMAGINAÇÃO (Ivone Lara/Caetano Veloso)
 

FEITIO DE ORAÇÃO (Vadico/ Noel Rosa)

 

3 CANTOS DOS ÍNDIOS KRAÓS (tradicional- arranjo de Marcos Leite




29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita