13 de outubro de 2023

Coral Vozes da CLIN se apresenta no Pedal Rosa

Apresentação acontece no sábado, em frente à Reitoria da UFF. 
 
O coral da Companhia de Limpeza de Niterói, “Vozes da CLIN”, se apresenta dia 14 de outubro, sábado, às 9h30, em frente à Reitoria da UFF. Sob regência do maestro Marcello Sader, a apresentação faz parte da programação do ‘Pedal Rosa’, iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, em prol do ‘Outubro Rosa’ na cidade.


Luiz Carlos Fróes, presidente da CLIN, destaca a importância deste recital:
 
“O coral é um importante projeto de desenvolvimento social, que valoriza não somente a música, mas também a cultura brasileira. Ficamos muito felizes com a apresentação do conjunto nesta campanha, que é fundamental para a sociedade. É papel da empresa participar e incentivar projetos como esse”.


Duas músicas novas farão parte do repertório: “Ciência e Arte” (Cartola/ Carlos Cachaça) e “Força da Imaginação” (Ivone Lara/ Caetano Veloso). Ambas com arranjos escritos pelo regente, especialmente para o grupo.


“Desde o retorno às atividades após o fim da pandemia, eu tenho estado especialmente comprometido em promover constante renovação no repertório do Coral. Os frequentes convites para cantarmos em eventos ligados à saúde da mulher nos levaram a preparar estas duas músicas – a primeira, um samba da Mangueira levado à avenida em 1947, que homenageia artistas e cientistas brasileiros, e a segunda é um samba de uma importante compositora mulher, Ivone Lara”, explica Sader.


Esta apresentação inédita se dá no ano em que o Coral, formado por um conjunto de 25 vozes afinadas de funcionários da CLIN, completou 15 anos. Criado em 2008 pela Divisão de Serviço Social da Empresa, tem como objetivo incentivar os trabalhos no âmbito de cultura e lazer, bem como integrar e aproximar os diferentes setores da Companhia.
 
A gari Mileide Oliveira, há dois meses no Coral e 11 anos na CLIN, disse que está adorando a experiência:


“Está sendo maravilhoso! Mudou muito a minha vida, pois a música me faz ficar mais calma. É uma terapia. Eu, como mulher, sinto que vai ser ótimo cantar no evento. Acho ótimo uma mulher incentivando a outra”.


“A gente às vezes tem muito problema e fazer parte do Coral me distrai. Tenho me sentido ótima e está sendo útil até no meu trabalho, que é meu orgulho. Foi do meu trabalho, do meu suor, que eu criei três filhos sozinha. Tenho já cinco netos. Tem coisas que mudam a nossa vida. Cantar aqui está me fazendo muito bem, a empresa me faz muito bem. Sou muito grata, não tenho do que reclamar. Adoro o meu trabalho”, explica Carla Marcia, gari, que está há três meses no Coral, mas há 27 anos na CLIN.
 
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização cujo objetivo principal é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. 

Programa da apresentação no MAC Niterói:
 
CIÊNCIA E ARTE (Cartola/Carlos Cachaça)

 
FANTASIA (Chico Buarque)

 
FORÇA DA IMAGINAÇÃO (Ivone Lara/Caetano Veloso)
 

FEITIO DE ORAÇÃO (Vadico/ Noel Rosa)

 

3 CANTOS DOS ÍNDIOS KRAÓS (tradicional- arranjo de Marcos Leite




31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo