15 de setembro de 2023

Conheça a lista dos livros mais vendidos na Bienal do Rio

A 40 ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que bateu recordes de venda, teve em Conceição Evaristo, Carla Madeira e Itamar Vieira Junior entre os autores que mais livros venderam por editora.

Entre 13 editoras do evento, o único nome a liderar em duas ao mesmo tempo é Conceição Evaristo: “Insubmissas lágrimas de mulheres”, da Malê; e “Olhos d’água”, da Pallas, vencedor do Prêmio Jabuti.

Carla Madeira foi a mais procurada em obras da editora Record, com “Tudo é rio”. Pela Todavia, o destaque foi Itamar Vieira Junior, com “Salvar o fogo”. “O mar me levou a você”, de Pedro Rhuas, e encabeçou as vendas na Companhia das Letras. Rita Lee foi a estrela da Globo Livros, pelo “Box Rita Lee”.

Os pequenos leitores também elegeram seus favoritos na Bienal do Rio: “Neguinha sim”, de Renato Gama, pela Companhia das Letrinhas; “Com qual penteado eu vou”, de Kiusam de Oliveira, pela Melhoramentos; “Biblioteca Maurício de Sousa – Cebolinha 1973”, de Maurício de Sousa, pela Panini; “Kit Álbum Enaldinho”, pela Ediouro; e “Coleção mulheres brasileiras”, da editora Mostarda.

A lista ainda cita os sucessos “Amor às causas perdidas”, de Paola Aleksandra, da HarperCollins; e “O Deus que destrói sonhos”, de Rodrigo Bibo, da Thomas Nelson.

  No rol de autores estrangeiros, os campeões foram “Melhor que nos filmes”, de Lynn Painter, da Intrínseca; “A hipótese do amor”, de Ali Hezelwood, da Arqueiro; “Taylor Swift”, de Wendy Loggia, da Sextante; “Amêndoas”, de Won-Pyung Sohn, da Rocco; e “Pai rico, pai pobre”, de Robert T. Kiyosaki, editado pela Alta Books.

29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita