27 de setembro de 2025

Concertos para a juventude: MXM Sistemas oferece inclusão cultural e digital a jovens da Casa Favela

A MXM Sistemas, referência nacional em soluções de gestão empresarial, vai levar 25 crianças e jovens atendidos pela Casa Favela para o Concertos para a Juventude, da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). O espetáculo acontece neste domingo, dia 28 de setembro, às 11h, no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro.

 

A ação integra a parceria institucional da MXM com a OSB, que democratiza o acesso à música de concerto desde 1943, e conecta a comemoração do Dia do Programador (13/09) ao universo da música.

 

“Assim como um maestro harmoniza dezenas de instrumentos, transformando partituras em narrativas que emocionam, os programadores orquestram linhas de código para criar soluções que transformam empresas inteiras. Ambas são ações que exigem técnica e consistência”, destaca Guilherme Carrullo, CEO da MXM Sistemas.

 

“Os Concertos para a Juventude são apresentações descontraídas, que unem dinâmicas interativas e obras especialmente pensadas para revelar a magia dos instrumentos. É nesse espaço que novas gerações se encontram com a música de concerto, ampliando horizontes e abrindo caminhos para a construção do futuro", afirma Ana Flavia Cabral Souza Leite, vice-presidente da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira.

 

As crianças e jovens beneficiados pela ação frequentam o laboratório de tecnologia da Casa Favela – ONG que atua na democratização do acesso à tecnologia e educação na comunidade Mata Machado, no Alto da Boa Vista (RJ). O espaço é o mais visitado desde a sua criação. O laboratório oferece acesso à internet, computadores e atividades de estudo, trabalho e lazer, já que 100% dos atendidos não possuem computador ou notebook em casa.

 

Com o convite da MXM, os participantes terão a oportunidade de viver uma experiência cultural única, reforçando o papel transformador da arte e da tecnologia quando caminham lado a lado. “Esse convite casou perfeitamente com o nosso trabalho. A todo momento, as ações da Casa Favela buscam integrar tecnologia com cultura, sustentabilidade e educação. Ao longo dos últimos quatro anos, já pudemos levar mais de 750 crianças e jovens a eventos culturais e, sem dúvidas, são experiências que marcam a infância de quem geralmente não tem acesso a esses espaços.”, conta Rennan Leta, fundador da Casa Favela.



25 de dezembro de 2025
O Solar do Jambeiro convida seu público pára a abertura da exposição "Um Olhar Colorido para a Vida", da artista visual Márcia Rodrigues. A mostra revela ao público, de todas as faixas etárias, a importância de um olhar colorido diante do mundo, resiliente à passagem do tempo, onde as obras apresentam uma mistura de cores capazes de evocar alegria e esperança. "Um Olhar Colorido para a Vida" fica aberta à visitação até 25 de janeiro de 2026. A mostra, que já passou pelo Centro Cultural Abrigo de Bondes, Corredor Cultural do Ministério Público do RJ e Congresso de Psicologia da UniLaSalle/RJ, busca oferecer uma visão otimista sobre o mundo para todas as pessoas, levando ao espectador o vislumbre de um recomeço. Hoje aos 69 anos, Márcia segue espalhando sua arte, pois acredita que sua apreciação pode provocar nas pessoas a reflexão: “O que dá cor à minha vida?". Aposentada, artesã, arteterapeuta e psicóloga atuante, Márcia Rodrigues começou a pintar em 2022, aos 66 anos, com a intenção de exercitar sua expressão e manter a criatividade viva, além de favorecer o exercício das suas atuais profissões. Sua inspiração são as cores e suas nuances que evocam na artista a espontaneidade da criança. Serviço Exposição "Um Olhar Colorido para a Vida", da artista visual Márcia Rodrigues Datas: De 6 de dezembro a 25 de janeiro de 2026 Recesso: O Solar estará fechado para recesso de 22/12 a 5/01 Horário de visitação: De terça a domingo das 11h às 16h Classificação indicativa: Livre Entrada Gratuita Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói
25 de dezembro de 2025
O Museu de Arte Contemporânea - MAC Niterói faz sua última inauguração de 2025 com a exposição Elas, uma mostra que reúne oito importantes artistas brasileiras contemporâneas presentes nas coleções MAC Niterói e João Sattamini. A abertura, agendada para o sábado, 13 de dezembro, marca a última grande exposição do ano e destaca obras que exploram a dimensionalidade, o corpo, a paisagem e diferentes abordagens experimentais na arte brasileira. Com curadoria de Victor De Wolf, diretor geral do museu, e pesquisa de Paulo Gabriel Mello, Elas ocupa o percurso circular da varanda do MAC - um dos espaços mais emblemáticos do edifício projetado por Oscar Niemeyer - e propõe ao público uma experiência aberta e não linear. Entre o exterior e o interior, a exposição estabelece um diálogo direto entre a paisagem exuberante moldada pelos setenta vidros produzidos especialmente para o projeto arquitetônico e as obras que tensionam o plano bidimensional do suporte. A exposição é composta por trabalhos de Adriana Varejão, Ana Holck, Cybèle Varela, Eliane Duarte, Fernanda Quinderê, Katie van Scherpenberg, Lygia Pape e Nazareth Pacheco, artistas brasileiras nascidas entre 1929 e 1979 e atuantes em diferentes linguagens, como pintura, instalação, escultura e práticas experimentais. Reunidas sob o título Elas, em referência à exposição homônima apresentada no Centre Pompidou em 2012, suas obras evidenciam perspectivas distintas sobre corpo, materialidade, abstração e feminilidades. Entre os destaques, a mostra apresenta ao público, pela primeira vez no MAC Niterói, uma obra abstrato-geométrica de Lygia Pape, figura central do neoconcretismo brasileiro. Também retorna ao circuito expositivo a pintura de Katie van Scherpenberg apresentada na primeira individual de uma artista mulher no MAC Niterói, em 2000, e a instalação escultórica de Ana Holck, exibida pela última vez em 2010 na mostra O lugar da linha. Já o trabalho de Nazareth Pacheco reforça discussões sobre o corpo feminino e suas narrativas de dor, resistência e subjetividade. Sem propor um trajeto único, Elas convida o visitante a circular livremente pela varanda do museu, experimentando múltiplos pontos de vista - tanto da arquitetura e da paisagem quanto das obras apresentadas. O conjunto reforça a relevância das artistas brasileiras no debate contemporâneo e evidencia a potência do acervo institucional. Serviço Exposição: Elas Abertura: Sábado, 13 de dezembro de 2025 Período expositivo: 13 de Dezembro a 08 de março de 2026 Horário de visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30) Local: Varanda - MAC Niterói Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem - Niterói - RJ