4 de outubro de 2022

Cia Nós da Dança conta a história dos seus 41 anos no Theatro Municipal

Quatro mulheres entram em cena, dão as mãos e dançam em um entrelaço, criando formas quebradas com seus corpos, que lembram os quadros de Picasso. Em outro número, uma coreografia apenas com o balanço das mãos. Em Cia Nós da Dança- 40 anos em movimento, os corpos de 40 bailarinos levam ao palco do Theatro Municipal do Rio a história dos 41 anos da companhia independente de dança mais antiga da cidade. Sob o comando da coreógrafa Regina Sauer, o espetáculo de Dança Moderna Contemporânea será realizado no dia 04 de outubro, às 19h, em apresentação única.


Pela primeira vez no palco do Municipal, os bailarinos da Cia. Nós da Dança vão dançar coreografias que fizeram parte de 11 das 23 obras compostas nesses mais de 40 anos. A seleção foi feita por Regina, que optou por números individuais e em grupos, com início, meio e fim bem definidos. Ela convidou integrantes e ex-bailarinos da Cia, que hoje vivem em cidades de todo o Brasil. São 40 profissionais com faixa etária entre 19 e 68 anos.


“Tem pessoas que eu não via há mais de 30 anos. A vida foi nos levando para lugares diferentes e agora podemos nos encontrar no Municipal, pela primeira vez neste palco. Este será um momento de grande celebração”, conta Regina.


Todas as coreografias são releituras de espetáculos passados. O ineditismo está em reunir todas em uma única apresentação, com gerações diferentes de bailarinos. Cada número tem entre 7 e 15 minutos. Há coreografias embaladas por canções de Milton Nascimento, músicas folclóricas com arranjos de Heitor Villa-Lobos, cancioneiros populares e até a clássica Don’t Worry Be Happy, de Bob Marley.


A Dança Moderna tem como foco a expressividade e os movimentos do tronco. Com técnicas pré-estabelecidas, seus temas são atuais, bem diferentes das escolhas mitológicas das temáticas do ballet clássico. Regina também aproveita algumas técnicas do ballet e traz para a cena a fluidez da Dança Contemporânea.


“Trabalhamos com a expressividade dos corpos. Queremos que nosso espectador, mesmo que não compreenda as cenas, seja tocado pelo que está vendo ali. Que a dança seja capaz de despertar a sensibilidade do público”, resume Regina, que também sobe ao palco para uma participação mais que especial no número Valsa da Lua.



  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.