20 de setembro de 2022

Centro de Artes UFF apresenta o 12º Interculturalidades

Em um ano de efemérides como o centenário da Semana de 22 e o bicentenário da Independência, o 12° Interculturalidades chega ao Centro de Artes UFF com o tema “Brasil em Cartaz, Brasil em Catarse”, reunindo exposição, shows, apresentações teatrais, cinema e a feira Gira. O evento acontece de 20 a 29 de setembro, no Centro de Artes UFF, no prédio da Reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Icaraí, Niterói. 

 

O evento presta homenagem a Amir Haddad por seus 65 anos de carreira e 85 anos de vida, com a apresentação do espetáculo “ZARATUSTRA: uma transvaloração dos valores”, no dia 29; e o lançamento do livro “Amir Haddad de todos os teatros” com a exibição do filme “Cirandeiro em 3 Atos”, no dia 21. Em “ZARATUSTRA”, o ator e diretor Amir Haddad está em cena com Viviane Mosé e o Tá na Rua, grupo teatral fundado por ele. A peça, ambientada em uma praça da Idade Media, encena o prólogo do livro Assim Falava Zaratustra, do filósofo Friedrich Nietzsche, inserido de outros trechos da obra, mas não deixa de trazer a fala do ator e diretor para o palco. A peça tem duração de 50 minutos é seguido de uma pequena palestra com 20 minutos de duração e um debate aberto ao público. O espetáculo será apresentado no Teatro da UFF, às 20h do dia 29, com ingressos a R$ 40 e R$ 20 (meia).

 

Na música, um dos pontos altos é o show do pianista Jonathan Ferr, no dia 27, que apresenta seu álbum “Cura”. Cria de Madureira, adepto do afrofuturismo, colorido, super descolado e cheio de referências à cultura brasileira nas suas músicas, Ferr é considerado uma das maiores promessas do urban jazz - braço urbano e mais pop do gênero musical, que mistura ao jazz elementos de hip hop e R&B. 

 

O evento também destaca em sua programação gêneros como Vogue, afrofunk, baile charme, samba, com a Roda de Samba do Jamaica e convidados, e soul, em um Tributo a Tim Maia com a Banda do Síndico - antiga Banda Vitória-Régia, famosa por tocar com o cantor carioca. Já o Palco Sublime reúne em um show novos talentos do rap, no dia 22: BiaB, Trevor Gudkid, Pretta Poder, Black Queen, Dj Ellen Kellen, Thai Flow.

 

Ao longo do 12° Interculturalidades está em cartaz também a exposição “Brasil em Cartaz”, que reúne oito artistas que se voltam para as representações de nação e os símbolos nacionais: o Coletivo Vem Pra Luta Amada e Alberto Pereira, Auá Mendes e Jefferson Medeiros, Guilhermina Augusti e Marcos Roberto, Ricardo Pimenta e Deneir Martins. Rodas de conversa, vivências, oficinas e contação de histórias também resgatam aspectos das culturas originárias do Brasil, assim como a mostra de cinema. No Cine Arte UFF serão exibidos os filmes “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (dia 23), “O Território” (dia 24) e “Cirandeiro em 3 Atos” (dia 21).

 

A programação completa do 12º Interculturalidades está no link:

http://www.centrodeartes.uff.br/noticias/xii-interculturalidades-brasil-em-cartaz-brasil-em-catarse/ .

 



  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.