23 de maio de 2022

Centenário de Leonel Brizola é comemorado com exposição no Solar do Jambeiro

No próximo dia 24 de maio, às 18h, será aberta, no Solar do Jambeiro (Ingá – Niterói), a exposição “100 anos Brizola”, que comemora o centenário de um dos líderes políticos mais importantes do Brasil.

 

Brizola nasceu em Carazinho sob o nome de Itagiba e apelido de Lelo e se dedicou por cinquenta anos à política. Carregou a marca indelével de inconformista, buscando ‘um Brasil para brasileiros’. Não conheceu o pai, José de Oliveira Brizola, morto em 1923 em uma das revoluções gaúchas. Mas o homenageou ao se registrar como Leonel de Moura Brizola, já que necessitou de uma certidão de nascimento para se matricular na escola agrícola que cursou. Para sobreviver e estudar, precisou ser engraxate, menino de recados, carregador de malas, ascensorista, operário e jardineiro.

 

Já atento à política, em uma manifestação de rua cruzou com cerca de vinte líderes sindicais, que estavam organizando a comissão do Partido Trabalhista Brasileiro, onde se identificou e passou a seguir com eles na luta por mais justiça para os brasileiros. Tornou-se deputado estadual, deputado federal, prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul e líder do Movimento de Legalidade, que derrotou o golpe de 1961. Tornou-se o principal inimigo dos vencedores do golpe de 1964. Após 15 anos no exílio, na volta governou o Rio de Janeiro por duas vezes e disputou, também por duas vezes, a presidência da república – embora não tenha conseguido ser eleito.

Na exposição “100 anos Brizola” o público vai ter uma visão de sua infância difícil, traduzida na importância que dava à educação (com a criação dos CIEPS, que forma mais de sete mil em todos Estado do Rio); de sua luta pela legalidade, que garantiu a posse do presidente João Goulart em 1961; de sua batalha histórica pela reforma agrária ; sua parceria com Darcy Ribeiro, além do incentivo que dedicou ao programa Médico de Família, iniciado em Niterói pelo prefeito Jorge Roberto Silveira, depois implantando em todo o Brasil.

 

A apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 é obrigatória acompanhada de documento oficial com foto.

 

SERVIÇO:


Exposição “100 anos Brizola”

Abertura: 24 de maio, terça-feira, às 18h

Visitação: 25 de maio a 26 de junho

De terça a domingo, das 11h às 16h

Local: Solar do Jambeiro

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem, Niterói


13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.