28 de março de 2023

Bossa Nova em Santa Teresa

 No próximo dia 1 de abril, sábado, às 20h, a cantora HANNA subirá as ladeiras de Santa Teresa para uma apresentação especial no Bar dos Descasados, no suntuoso Hotel Santa Teresa. Acompanhada por Dodô Moraes (teclados, acordeon, arranjos e direção musical) e formado por Flávio Pereira (contrabaixo), Márcio Souza (violão), Luisinho Sobral (bateria) e Tinho Martins (sax e flauta), a cantora vai apresentar o espetáculo “Bossa Nova para sempre” - nome do próximo álbum da cantora a ser lançado ainda neste ano – tocando um vasto repertório de bossa nova, incluindo sucessos da voz de Gal Costa, como “Saudosismo”, composta por Caetano Veloso em 1968, registrada por Gal em seu primeiro disco solo, lançado em 1969. Em sua homenagem, HANNA ainda irá cantar “Vapor Barato” (Jards Macalé e Waly Salomão) e “Minha voz, minha vida”, que Caetano dedicou para a cantora.

           O repertório do show também reúne músicas que João Gilberto gravou e levou para o mundo e se tornaram standards internacionais: “Aquarela do Brasil”, “Corcovado”, “Águas de Março”, “Caminhos cruzados”, “Avarandado”, “A cor do Pecado”, “Desde que o Samba é samba”, “É preciso perdoar”, “Eu quero um samba”, “Eu sei que vou te amar”, “Eu vim da Bahia”, “Falsa baiana”, “Fotografia”, “Insensatez”, “Lígia”, “Pra quê discutir com a madame”, “O samba da minha terra”, “Retrato em Branco e Preto”, “Você e eu”, “Triste”, “Tin Tin por Tin Tin”.

               Novas músicas já ganham destaque no espetáculo, como “Samba do Avião”, “De Conversa em Conversa”, “Doralice”, “Saudosa Maloca”, “Saudosismo” e “Coração Vagabundo”, além de uma versão bossa nova para o clássico “Satisfaction”, de Mick Jagger e Keith Richards. Diversos compositores fazem parte desta grande festa, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Ronaldo Bôscoli, Carlos Lyra, Aloysio de Oliveira, Neusa Teixeira, Jayme Silva, Denis Brean, Dolores Duran, Newton Mendonça, Caetano Veloso, Dorival Caymmi.

           Com uma carreira internacional digna de elogios e reconhecimentos notáveis – em Marrakesh foi saudada com entusiasmo pelo Rei de Marrocos – e após apresentações ao longo dos últimos 20 anos em clubes de jazz da Itália, Suíça, Grécia, França, além de importantes casas de show do Rio (Teatro Rival, Planetário da Gávea, Forte de Copacabana, dentre outros), a cantora HANNA está em estúdio, gravando seu novo álbum “Bossa Nova para sempre”, com produção de Dodô Moraes e previsão de lançamento no início de 2023, reunindo obras icônicas como “Samba do Avião”, “De Conversa em Conversa”, “Doralice”, “Saudosa Maloca”, “Saudosismo” e “Coração Vagabundo”, dentre outras.



Biografia

           A cantora, compositora e atriz nasceu em Maceió, Alagoas, e começou muito menina na Rádio Difusora de Alagoas, onde foi eleita a “Rainha do Rádio”. Mais tarde, no Rio de Janeiro, iniciou também carreira de modelo e atriz, realizando campanhas publicitárias e filmes.         

           Em 1981, gravou para a trilha sonora do filme “Xavana a ilha do amor”, de Zigmunt Sulistrowski, no qual também atuou como atriz no papel de uma cantora. Anos depois, em 1984, gravou, pela Som Livre, uma música para a personagem de Christiane Torloni na novela Partido Alto, de Aguinaldo Silva e Glória Perez. Além do LP da novela, a música “Sentimentos” deu nome a outro disco, pela mesma gravadora, com produção de Alexandre Agra, arranjos de Ricardo Cristaldi e direção geral de Guto Graça Mello.

           Em 1999, gravou o CD independente “Eu te amo”, lançado em cadeia nacional no programa “Jô Soares onze e meia”, no SBT. Em 2001, lançou o CD “Nós em Nós”, pela Ipanema Records, no qual canta compositores consagrados como Caetano Veloso, Rita Lee, Gonzaguinha, Cazuza e outras de própria autoria. Lançado em 2015, seu CD “O Amor é Bossa Nova – Homenagem a João Gilberto vol.1” recebeu diversas indicações ao Grammy Latino



Serviço                     



Data: 1/4, sábado – HANNA faz o show “Bossa Nova para sempre”

Local: Bar dos Descasados – Hotel Santa Teresa

Horário: 20h

Endereço: Rua Felício dos Santos, 15 – Santa Teresa

Reservas tel: (21) 3380-0259

Entrada gratuita

Faixa-etária: livre

12 de agosto de 2025
A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) realiza, no dia 12 de agosto, às 18h30, na Cinemateca do MAM do Rio de Janeiro, sessão comemorativa pelos 20 anos da Pós-Graduação em Cinema Documentário. O evento será presencial e gratuito, com exibição de quatro curtas-metragens produzidos ao longo do curso, seguida de um bate-papo com convidados, professores e realizadores. Uma oportunidade para celebrar a trajetória do programa e refletir sobre os caminhos do documentário no Brasil hoje. O evento inclui também um projeto de preservação dos filmes realizados pelos alunos ao longo dos 20 anos em parceria com o MAM. Eles vão entrar oficialmente no catálogo da Cinemateca. Para mais informações sobre a Pós-Graduação em Cinema Documentário da FGV CPDOC, acesse o site da Escola: Link Serviço:  Evento: Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica 2023-2024 Data: 12 de agosto Horário: 18h30 Entrada: Gratuita
12 de agosto de 2025
O espetáculo Sílvia & Salvador, idealizado por Sílvia Pérez Cruz e Salvador Sobral, dois dos artistas mais sensíveis e celebrados da música contemporânea ibérica, chega ao Rio de Janeiro no dia 13 de agosto. A apresentação, que acontece no Teatro Riachuelo Rio, dá início à turnê brasileira do projeto inédito. O repertório, recém-lançado, celebra a afinidade musical e afetiva entre os dois artistas, reunindo composições inéditas de nomes como Jorge Drexler, Luísa Sobral, Lau Noah e Dora Morelenbaum, entre outros autores com quem ambos mantêm laços de amizade e admiração. Acompanhados por uma formação instrumental intimista e refinada, com Dario Barroso (guitarra), Sebastià Gris (guitarra, banjo e bandolim) e Marta Roma (violoncelo), Sílvia e Salvador dão voz a canções que falam de encontros, delicadezas e partilhas.  “Quando finalmente cantamos juntos, todas essas emoções do passado culminaram nas nossas vozes, que se fundiram”, diz Salvador, que relembra o impacto de ter escutado Sílvia pela primeira vez: “Senti que tinha encontrado a origem do canto… Descobri uma artista com uma relação pura, genuína e honesta com a música. Dizem que nunca devemos conhecer os nossos heróis, mas nunca ninguém falou de partilhar o palco com eles”. Sílvia descreve o parceiro como “um artista com uma voz feita de ouro, que celebra a beleza com uma sinceridade difícil de encontrar hoje em dia”. E completa: “Depois de cantar, chorar e rir juntos, nosso desejo natural foi continuar partilhando momentos e canções. Pensamos que seria bonito homenagear nossos amigos compositores cantando suas músicas”, justifica. O prédio, tombado como patrimônio histórico-cultural, é imponente e se destaca na Rua do Passeio, número 40, reunindo passado, presente e futuro em um só lugar. O ícone da belle époque brasileira ficou com as portas fechadas por dois anos até 2016, quando foi devolvido à população como Teatro Riachuelo Rio, sempre com uma programação plural e acessível. Desde então, foram realizadas diversas peças, musicais, concertos e shows. SERVIÇO  Sílvia Pérez Cruz e Salvador Sobral no show: Sílvia & Salvador  Data: 13 de agosto de 2025 (quarta-feira)  Horário: 20h  Classificação: livre  Ingressos: a partir de R$ 25 (meia-entrada / balcão)