23 de dezembro de 2025

Biblioteca Parque Digital amplia acervo e lança nova estrutura interativa

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ) anunciou o relançamento da Biblioteca Parque Digital, que passa a contar com um acervo ampliado de mil para quase nove mil obras, entre livros e audiolivros.


De acordo com o superintendente de Leitura e Conhecimento da SececRJ, Gabriel Salabert, a iniciativa representa não apenas a expansão do acervo, mas também a criação de uma plataforma moderna e interativa, acessível por celular e computador. O projeto integra a campanha Literatura do Rio ao RJ, parte das comemorações pelo título de Capital Mundial do Livro, concedido pela Unesco ao Rio de Janeiro.


A nova plataforma traz recursos voltados para acessibilidade, como a conversão de texto em voz para pessoas com dislexia. O sistema permite marcar o ponto de leitura, acessar obras em tablets e celulares, além de oferecer empréstimo de e-books em versões online e offline. O catálogo reúne desde clássicos da literatura até obras contemporâneas, reforçando o compromisso da secretaria em democratizar o acesso ao conhecimento.


A secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, destacou que a ampliação fortalece a política pública de incentivo à leitura:


“A Biblioteca Parque Digital foi um marco na democratização do acesso ao livro. Agora, com novas funcionalidades e o Módulo de Experiências, damos mais um passo importante para consolidar o Rio como Capital Mundial do Livro.”



O novo Módulo de Experiências de Aprendizagem permitirá a integração com bibliotecas públicas e comunitárias em todo o estado. A ferramenta possibilitará cursos, simpósios, encontros literários e formação de agentes culturais. Também poderá ser utilizada em clubes de leitura, oficinas de escrita e atividades voltadas para contadores de histórias.


Além disso, o espaço abre oportunidade para autores divulgarem suas obras temporariamente na plataforma, ampliando a interação entre escritores e leitores.


Entre as novidades previstas para 2026 está o lançamento do Clube de Leitura Digital, que permitirá encontros virtuais e maior alcance das atividades já realizadas na Biblioteca Parque física. A proposta é oferecer debates sobre obras selecionadas, oficinas de escrita literária e atividades de formação voltadas ao universo da literatura.


O novo modelo da Biblioteca Parque Digital entrou em funcionamento em dezembro e já é considerado um passo importante para ampliar o acesso à leitura e fortalecer a cultura literária em todo o estado.



31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo