18 de novembro de 2025

Ballet clássico de São Petersburgo traz ao Brasil “O Quebra-Nozes”

 Referência mundial no repertório clássico, o Ballet Clássico de São Petersburgo desembarca no Brasil para uma turnê por quatro capitais, apresentando pela primeira vez no país a sua aclamada produção de “O Quebra-Nozes”, em dois atos, com participação especial do astro Alexander Volchkov.

 

Com coreografia fiel à tradição russa e cenários e figurinos deslumbrantes, a montagem revive a magia natalina do clássico de Tchaikovsky, conduzindo o público da festa de Natal de Clara ao Reino dos Doces, em uma celebração de virtuosismo técnico, musicalidade e poesia cênica.

 

A presença de Alexander Volchkov – premier do Ballet Bolshoi e um dos mais bailarinos do mundo, como convidado – adiciona brilho extra aos grandes pas de deux, elevando a experiência a um patamar raríssimo nos palcos brasileiros.

 

“Apresentar ‘O Quebra-Nozes’ ao público do Brasil com nosso selo artístico é uma alegria imensa. É um balé que fala à criança que existe em todos nós, com música sublime e dança cristalina”, afirma a direção do Ballet Clássico de São Petersburgo.

 

Sobre o espetáculo

 

Título: Ballet Clássico de São Petersburgo - O Quebra-Nozes

Música: Piotr I. Tchaikovsky

Coreografia e estilo: tradição russa clássica (a partir de Marius Petipa/Lev Ivanov)

Elenco: solistas e corpo de baile do Ballet Clássico de São Petersburgo

Participação especial: Alexander Volchkov

Duração aproximada: 2h (com um intervalo de 15 minutos)

Classificação indicativa: Livre

 

Destaques artísticos


Grand Pas de Deux do 2º ato com presença de Alexander Volchkov

Corpo de ballet numeroso, seguindo a escola russa em uníssono impecável

Cenografia e figurinos de época que recriam o lirismo do conto de Hoffmann

Trilha sinfônica com a partitura integral de Tchaikovsky

 

Sinopse -

Na noite de Natal, Clara ganha de presente um quebra-nozes que, à meia-noite, ganha vida e a conduz por uma jornada encantada. Após a batalha contra o Rei dos Ratos, Clara e seu Príncipe viajam ao Reino dos Doces, onde são recebidos pela Fada Açucarada e celebrados com variações de danças do mundo. Ao som inesquecível de Tchaikovsky, “O Quebra-Nozes” é um rito de passagem sobre sonhos, coragem e fantasia.


Apresentação no dia 20 de novembro - quinta

Abertura dos portões: 18h

Local: Qualistage

Endereço: Avenida Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

Classificação: Livre. Menores de 12 anos, somente acompanhado dos pais ou responsável legal

A partir de R$ 80,00

Ingressos no: https://qualistage.com.br/ballet-classico-de-sao-petersburgo

Bilheteria Oficial: Shopping Via Parque - Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca - RJ / De Segunda a Sábado das 11h às 20h / Domingo e Feriados das 13h às 20h - Em dias de shows o horário de atendimento sofre alterações. Confira a programação do local.

Capacidade: 9 mil pessoas em pé ou 3.500 sentadas

O espaço possui acessibilidade

18 de novembro de 2025
A exposição “Carmen, Embaixatriz do Samba” vai estrear no Centro Cultural João Nogueira - Imperator, na próxima terça-feira, 18, com uma homenagem vibrante à trajetória cinematográfica e artística da Pequena Notável. O evento é gratuito e marca uma parceria entre o Imperator e o Museu Carmen Miranda, dois equipamentos culturais administrados pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj). A mostra revela o início da carreira internacional de Carmen Miranda, destacando sua presença marcante no cinema e sua influência na cultura brasileira e mundial. Entre os itens expostos, estão recriações de figurinos icônicos usados em filmes de sucesso, como Banana da Terra (1939) e Serenata Tropical (1940), além do traje da famosa apresentação no Cassino da Urca, que consagrou Carmen como a inesquecível Brazilian Bombshell. “A trajetória de Carmen Miranda e sua contribuição para a popularização do samba são uma inspiração. Essa exposição no Imperator reforça o intercâmbio cultural entre os equipamentos da Funarj, promovendo arte de forma acessível em todo o Rio de Janeiro”, disse Jackson Emerick, presidente da Funarj. Exposição inédita da máscara mortuária Com curadoria da equipe do museu, o grande destaque do acervo é a reprodução em 3D da máscara mortuária de Carmen Miranda, um recurso inédito que aproxima o visitante de forma sensível e respeitosa da memória da cantora. O público também vai poder apreciar fotografias, discos, partituras, revistas e objetos originais que compõem a trajetória da artista. “Com apoio do Museu de Ciências da Terra, fizemos as imagens em 3D e uma impressão da máscara mortuária idêntica à original. Então, hoje temos uma réplica do item e, por isso, ele vai poder ser exposto pela primeira vez fora do museu”, disse Chris Aguiar, diretora do Museu Carmen Miranda. Em especial, a exposição evidencia a evolução do visual da baiana estilizada, símbolo de identidade e expressão cultural marcado por Carmen Miranda. O projeto visa ressaltar o impacto cultural da artista não apenas para a música brasileira, mas também para a moda. Serviço Evento: Estreia da exposição “Carmen, Embaixatriz do Samba” Data: 18/11/2025, às 17h Entrada: Gratuita Local: Centro Cultural João Nogueira – Imperator (Rua Dias da Cruz, 170 - Méier, Rio de Janeiro - RJ)
18 de novembro de 2025
Nesta terça (18) a Sala Nelson Pereira dos Santos será palco da abertura oficial do Festival Internacional de Documentários Visões do Mar, em uma noite que une celebração, memória e cinema. A programação se inicia com cerimônia de abertura e dispositivo de autoridades, seguida pelo lançamento de dois curtas-metragens produzidos por aprendizes audiovisuais do curso Imagens do Futuro. Na sequência, haverá a apresentação oficial do festival, que compartilhará sua missão em torno do debate sobre os oceanos e suas comunidades costeiras. O ponto alto da noite será a exibição do longa-documentário "A Story of Bones" (1h35), dirigido por Joseph Curran e Dominic Aubrey de Vere, que acompanha a trajetória de Annina van Neel. Ao trabalhar na construção de um aeroporto na Ilha de Santa Helena (território ultramarino britânico), Annina descobre uma vala comum com cerca de 9.000 africanos que foram levados escravizados para ilha e, junto à preservacionista Peggy King Jorde e à comunidade local, trava uma luta pela memória e dignidade dessas vidas, enfrentando o legado colonial britânico e suas marcas no presente. O evento contará ainda com a apresentação de mergulhadores do Instituto AfroOrigens, trazendo reflexões sobre arqueologia subaquática de navios escravocratas, e a importância da recuperação de histórias que estão guardadas pelos oceanos. O evento na Sala Nelson abre os trabalhos do festival que acontecerá ao longo de uma semana em diversos espaços de cinema e cultura de Niterói. Serviço Abertura do Festival Internacional de Documentários Visões do Mar Data: Terça-feira, 18 de novembro de 2025 Horários: 19h Classificação Indicativa: Livre Duração: 120min ‌Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói