10 de setembro de 2023

Artista visual e grafiteiro expõe no Espaço Sérgio Porto obras sobre o cotidiano nos subúrbios

Um artista plástico nascido e criado na Baixada Fluminense, atualmente radicado na zona Norte do Rio. O grafiteiro Ramon Lid completa 19 anos de carreira estreando a primeira exposição individual, “No corre dos riscos”, no Espaço Sérgio Porto, equipamento mantido pela Secretaria Municipal de Cultura no Humaitá, Zona Sul da cidade. São 13 obras (11 pinturas em papel craft e telha de amianto, além de duas instalações) definidas por ele como crônicas sociais, pois trazem imagens do cotidiano no subúrbio carioca. Trem, telhas, caixas d’água, tijolos, fios, o “corre” e os riscos em geral. Tudo isso e muito mais serviu de cenário para a pesquisa etnográfica realizada pelo artista, que também atua como designer gráfico.


– Meu trabalho reflete os fragmentos do cotidiano, traduzidos de forma figurativa para transmitir esses sentimentos de vivências de quem está no corre, e muitos deles eu me incluo com a rotina de trabalho, ou questões diretamente ligados ao social. Meu primeiro contato com o spray foi em 2002, através de uma breve passagem pela pixação. Em 2004, conheci o grafite, o que mudaria totalmente minha percepção de mundo. Ali eu me encontrei, em um mundo que pude aplicar os desenhos que sempre pratiquei dos meus 10 aos 13 anos, meio que na curiosidade e hoje observando que ali já era autodidata – disse o artista.

A escolha por produções em papel craft tem relação direta com sua mãe, costureira, que utilizava o material para modelagem. A proximidade com a escrita de rua, seja pela pixação ou murais, traduzem em um jogo imagético as questões territoriais que o atravessam.

Além da exposição, haverá eventos interativos, como roda de conversa com o artista e convidados nos dias 10 e 24/9 (16h), além de visitação guiada com estudantes dias 13 e 20/9 (15h). A mostra fica em cartaz até 1º/10, a visitação é gratuita, de quarta a domingo, das 16h às 21h.

14 de setembro de 2025
O RIOgaleão mais uma vez estará presente em uma das principais feiras de arte da América Latina. Na 15ª edição da ArtRio, o espaço destinado ao aeroporto no evento vai reforçar o posicionamento do RIOgaleão como impulsionador da arte e do desenvolvimento do Rio de Janeiro. Entre os dias 10 e 14 de setembro, o estande do aeroporto no Pavilhão Mar será responsável por levar um conceito que conversa com a atuação do RIOgaleão Cargo, o terminal de cargas do aeroporto internacional. O espaço na ArtRio vai reunir uma ativação que será representada por elementos simbólicos do terminal de cargas. Em “Arte em movimento”, o objetivo é promover uma conexão direta com o público a partir de associações práticas e subjetivas. Durante a ativação, o cenário será tela para que, a cada dia, artistas convidados criem pinturas que traduzam o lifestyle carioca ao vivo durante o evento. Após a feira, as obras ficarão expostas no terminal de passageiros do RIOgaleão. Assinam as telas do live painting os artistas visuais Pedro Gomes, Guilherme Kid, Vera Schueler, Bruna Manarelli e Ian Salamente. A presença da marca RIOgaleão na ArtRio reforça seu papel como agente cultural ativo ao valorizar todas as etapas do processo artístico, mostrando que o aeroporto internacional contribui com a criação de uma jornada cultural completa. Além disso, o evento coloca o RIOgaleão como um modal articulador e facilitador para a cultura no Brasil por meio do transporte das obras de arte. “O RIOgaleão é porta de entrada para a arte e a cultura que fazem do Rio uma cidade única. A parceria com a ArtRio reforça nosso compromisso com a economia criativa e com o transporte seguro e eficiente dessas obras que encantam o mundo. Nossa intervenção no evento representa essa conexão viva entre o talento artístico e a Cidade Maravilhosa. Para nós, apoiar a cultura é também impulsionar o futuro do Rio”, destaca Uyara Assis, gerente de Marketing do RIOgaleão. A ArtRio conta a cada ano com mais de 100 colecionadores e curadores de todo o mundo. SERVIÇO RIOgaleão – ArtRio De 10 a 14/09/25 Dias 10, 11 e 12, das 13h às 20h, e dias 13 e 14, das 14h às 20h Mais informações em https://artrio.com/
14 de setembro de 2025
A Sala Nelson Pereira dos Santos convida a petizada para o clássico conto "A Bela e a Fera" ganha vida nos palcos em uma emocionante montagem que promete encantar crianças e adultos. A pequena temporada acontece no fim de semana de 13 e 14 de setembro, às 15h. O espetáculo convida o público a mergulhar em uma história que celebra o amor verdadeiro, a coragem e a beleza interior. A trama gira em torno de Bela, uma jovem inteligente e sonhadora que troca sua liberdade para salvar o pai e acaba presa em um castelo misterioso. Lá, ela conhece a Fera, um príncipe enfeitiçado por uma feiticeira, que só poderá quebrar a maldição se aprender a amar e for amado em troca. Ao longo da convivência, o que começa com medo e desconfiança se transforma em amizade, carinho e, por fim, amor. ‎ ‎A peça mistura humor, aventura e momentos de grande emoção. O espetáculo também traz personagens icônicos como Lumière, Horloge, Madame Samovar e Zip, que garantem leveza e diversão para toda a família. Serviço A Bela e a Fera Datas: 13 e 14 de setembro de 2025 Horário: Sábado e domingo, às 15h Duração: 70min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$40 (inteira) Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói Capacidade: 491 lugares