10 de julho de 2025

Adaptação do infantil Pinóquio é destaque na Sala Nelson em Niterói

O clássico conto do boneco de madeira que sonha em se tornar um menino de verdade ganha vida em uma encantadora e lúdica adaptação da Cia. Sassaricando, dirigida por Ricardo Silva. O espetáculo, no modo Sessão Azul, está agendado para o sábado, 12 de julho, às 11h, na Sala Nelson Pereira dos Santos. 


Com cenários vibrantes e figurinos criativos que transportam o público para um universo mágico. O espetáculo "Pinóquio, o menino de madeira" emociona e diverte crianças e adultos. 


Nesta livre adaptação, acompanhamos as aventuras de Pinóquio ao lado de personagens inesquecíveis, enquanto ele aprende valiosas lições sobre verdade, coragem e amadurecimento. Com uma abordagem leve e cheia de imaginação, a peça transmite uma mensagem importante: podemos viver uma vida feliz sendo sinceros e buscando sempre melhorar como pessoas. 


Sinopse 


Pinóquio é um clássico conto, narrando a história de um boneco de madeira criado por um carpinteiro solitário chamado Gepeto. Desejando ter um filho, Gepeto vê seu desejo realizado quando uma fada dá vida ao boneco. 


Pinóquio, curioso e travesso, parte em uma jornada para se tornar um menino de verdade, guiado por seu amigo e consciência, o grilo falante, enfrentando desafios, tentações e aprendendo importantes lições sobre honestidade, coragem e responsabilidade. 


Ricardo Silva é ator, autor, diretor, cenógrafo, aderecista e professor de teatro. Iniciou a sua carreira em 1980 na cidade de Niterói, onde nasceu. Com uma longa caminhada na área artística desenvolveu projetos de grande relevância para a cultura do nosso país. 



Serviço 


Espetáculo: Pinóquio, o menino de madeira - Sessão Azul 

Datas: Sábado, 12 de Julho de 2025 

Horários: 11h 

Classificação: Livre 

Duração: 45 minutos 

Entrada gratuita 

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos 

Centro Petrobras de Cinema 

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco 880, São Domingos, Niterói



25 de agosto de 2025
A arte brasileira contemporânea produzida por dez grandes artistas mulheres. Essa é a linha curatorial da 5ª edição do projeto ArtRio Educação, que estreia no Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC no dia 27 de agosto. Trazendo grandes painéis com reproduções das obras, a mostra educativa e interativa é gratuita e leva conhecimento – e diversão – para todos os públicos. A curadoria da mostra é de Fernanda Lopes, que selecionou dez artistas de diferentes gerações, formações e trajetórias. Além disso, são artistas com linguagem e produção muito diferentes entre si, o que vai proporcionar ao público uma visão mais ampla e diversa sobre o mundo da arte e suas possibilidades - da pintura à instalação, do têxtil ao desenho, da fotografia ao objeto. As artistas presentes na mostra são Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Claudia Andujar, Claudia Hersz, Madalena Santos Reinbolt, Marcela Cantuária, Marina Weffort, Sonia Gomes, Tadáskia e Vânia Mignone. “Suas obras lidam com questões como identidade, corpo, memória, território, ancestralidade, linguagem e matéria, e investigam, de maneira crítica e inventiva, as urgências do tempo presente. Em conjunto, elas chamam a atenção do público para diferentes possibilidades de olhar, pensar e atuar no mundo ao nosso redor”, reflete a curadora Fernanda Lopes. Museu de Arte Contemporânea de Niteroi - MAC Mirante da Boa Viagem S/Nº Abertura 27 de agosto Até 14 de setembro na Praça do MAC  Visitação gratuita
24 de agosto de 2025
Expoente da Geração 80 — presente em acervos prestigiados como o Stedelijk Museum, em Amsterdam, e o Cisneros Fontanals Art Foundation, em Miami —, Daniel Senise mostra série recente e inédita em Vivo Confortavelmente no Museu, na qual experimenta o uso de materiais como tinta líquida, pó de ferro, betume e carvão. O artista parte da coleção pessoal de `, acumulados desde os anos 2000, e reconstitui os ambientes originais com esses fragmentos. Entre as edificações recriadas, está o Museu de Arte da Cidade de Paris na obra de grande dimensão que abre o percurso da individual. Nara Roesler. Rua Redentor, 241, Ipanema. Seg. a sex., 10h/18h. Sáb., 11h/15h. Grátis. Até 11 de outubro.