19 de setembro de 2023

13º Interculturalidades celebra cultura brasileira em Niterói com diversos shows gratuitos

O “Festival Interculturalidades: Inventação” acontece do dia 20 de setembro ao dia 01 de outubro, com atrações inteiramente gratuitas.

Convidando o público a brincar de inventar e reinventar o Brasil – um país de muitos, através das artes – o Festival Interculturalidades: Inventação inaugura, no dia 20 de setembro, sua 13ª edição. Historicamente realizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Centro de Artes UFF, o evento deste ano compõe a agenda conjunta prevista entre a Fundação de Arte de Niterói (FAN) e a universidade, após ser firmado acordo de cooperação técnica entre as instituições. A parceria, de caráter científico, artístico e cultural, tem como objetivo fortalecer o vínculo das políticas culturais com os territórios e a cidade, movimentando a cena artística de Niterói.

O Interculturalidades de 2023 prevê múltiplas expressões culturais como shows, apresentações teatrais, conferências, cursos e desfiles, para exaltar a diversidade e o encontro de diferentes matrizes da cultura. Entre os destaques da programação estão os músicos Tom Zé, Rico Dalasam, N.I.N.A, Cátia de França, Juçara Marçal, Mestrinho e Hamilton de Holanda, Ronaldo do Bandolim, Nei Lopes, Amir Haddad e outros.
Um dos destaques é o piauiense Antônio Bispo dos Santos, mais conhecido como Nêgo Bispo, uma das principais vozes do pensamento das comunidades tradicionais do Brasil da atualidade.
A moda periférica, que assume o protagonismo nacional e internacional como um referencial estético contemporâneo, também estará em evidência na programação com a participação de Jeanderson Martins (Abacaxi) e Abrilhante.


Veja a programação completa:

20/09 – QUARTA-FEIRA

Galeria de Arte UFF
17h – Abertura da Exposição “A Ponte”
Artistas: JAMEX, Telma Gadelha e Thiago Almeida.

Espaço de Fotografia da UFF
17h – Abertura da Exposição “Afetividades e olhares”
Artistas: Aziza Xavier (Minas Gerais), Marcela Bonfim (Rondônia), Raquel Bacelar (Bahia), Cristal Luz (Alagoas), Raquel Gandra (Rio de Janeiro), Daniela Paoliello (Minas Gerais), Ilana Bar (São Paulo), Ana Mendes (Amazonas/São Paulo), Marília Oliveira (Ceará), Isabella Lanave (Curitiba), Ingrid Barros (Maranhão), Dayse Euzébio (Paraíba).

Espaço Aberto UFF
17h – Abertura da Exposição “No Princípio Era o Barro”
Artistas: ADV – Alberto Vianna, Andréa Sartori, Anélia Demetri, Angela Mello, Bia Araújo, Cláudia Coirolo, Cláudia Ferreira, Cris Coutinho, Cristina Silveira, Evelyn Noël, Fátima Bevilacqua, Francisco Saracchini, Heloiza Helena, Jane Marcy, Jéssica Morais, Keiko Mayama, Kel Velzi, Lubar, Ludwig Moldan, Marina Sepulvida, Paula Marins Riveiro, Ronildo Alves, Sid Kaneko, Sonia Maria, Stella Máris Marques, Suen, Tânia Mara Aguiar, Vívian Siqueira

Jardins da Reitoria da UFF
18h – Abertura Institucional
18h30 – Vídeo Mapping na fachada da Reitoria
19h – Show Hamilton de Holanda + Mestrinho
Abertura: Ronaldo do Bandolim

21/09 – QUINTA-FEIRA

Teatro da UFF
17h – Conferência “Semear Palavras” – Nêgo Bispo 
Confluências, contracolonialismo, cidades e cosmofobia
20h – Show Casuarina canta Jackson do Pandeiro
Abertura: Mulheres na Roda de Samba de Niterói

22/09 – SEXTA-FEIRA

Teatro da UFF
20h – Espetáculo “Pedra doce – Poética de Cora Coralina” Companhia de Ballet de Niterói

23/09 – SÁBADO

Cine Arte UFF
16h – Cine Orquestra: O Circo – Chaplin com Soundpainting Rio
Museu Janete Costa e Solar do Jambeiro
18h – Abertura Exposição “A Ponte”
Artistas: JAMEX, Telma Gadelha, Thiago Almeida e Acervo Janete Costa.

24/09 – DOMINGO

Cine Arte UFF
10h30 – Concerto OSN Popular – Entre Mestres
Músicas de Hermeto Paschoal, Tibor Fittel, Noel Rosa e Luiz Gonzaga part. Batuquebato, Tibor Fittel, Carlos Malta e Camila Marlière.

Teatro UFF
19h – Espetáculo Kabaret KarióKa – Teatro do Anônimo.

25/09 – SEGUNDA-FEIRA

Teatro da UFF
10h – Minicurso – Oficina de Percussão com Batuquebato.
20h – Show JOCA
Abertura: Yannick Hara e a Terra em Transe.

26/09 – TERÇA-FEIRA

Teatro da UFF
20h – Show Tom Zé – Língua Brasileira.
Abertura: Roseira D’água – Jardins na reitoria.


27/09 – QUARTA-FEIRA


Cine Arte UFF
17h – Mesa – Moda, performance e música: Afirmação de um modo de existir com Lua Brainer – Ballroom, Leo Justi – Heavy Baile e Taísa Machado – Afrofunk.

Galeria de Arte UFF
19h – Desfile-performance com Abacaxi (Pina Modas) e Brilhante. part. Dj Ellen Kelen.

Teatro da UFF
20h – Show Rico Dalasam – Escuro Brilhante.
Abertura: BiaB

28/09 – QUINTA-FEIRA

Teatro da UFF
20h – Show Nei Lopes – Academia das Letras.

29/09 – SEXTA-FEIRA

Cine Arte UFF
10h – Mini-curso – Oficina de Teatro com Amir Haddad.

Teatro da UFF
20h – Show Padê (Juçara Marçal + Kiko Dinucci).

Abertura: Nêgamanda

30/09 – SÁBADO

Sala Nelson Pereira do Santos
20h – Show N.I.N.A

01/10 – DOMINGO

Sala Nelson Pereira do Santos
10h – Sinfônica Ambulante - Mestre de Cerimônia: Dj DUHPOVO
16h30 – Show Cátia de França
18h – Amigos do Palácio – Grupo de Pagode

30 de agosto de 2025
Será possível se adaptar aos novos tempos sem perder a essência? Será que temos direito a uma segunda chance? Essas e outras questões ganham o palco do Teatro Glaucio Gill, em Copacabana, no espetáculo “Ela, e Algumas Histórias”, que estreia no dia 6 de setembro em curta temporada aos sábados, domingos e segundas, às 20h. Protagonizada e escrita por Francisca Queiroz, com Claudio Gabriel no elenco e direção de Ernesto Piccolo, a peça traz um olhar sensível, irreverente e atual sobre os dilemas enfrentados por uma mulher em busca de reconstrução, autonomia e pertencimento em um mundo em constante transformação. Após o fim de um casamento de quase 20 anos e com três filhos para criar, “Ela” (Francisca Queiroz) precisa reinventar a sua vida. Entre a luta por independência financeira, a adaptação às novas dinâmicas das relações virtuais e a pressão por conciliar maternidade e realização profissional, a protagonista atravessa um verdadeiro turbilhão de emoções ao tomar as rédeas do próprio destino. A montagem inédita convida o público a refletir sobre a condição da mulher contemporânea, seus desafios e conquistas, explorando temas como maternidade, empoderamento, relações líquidas e o impacto da tecnologia nas conexões humanas, com suas possibilidades e armadilhas. Com diálogos afiados, realistas e toques de humor, a peça se propõe a ser tanto um espelho quanto um questionamento sobre o lugar da mulher na sociedade atual. SERVIÇO: Espetáculo: Ela, e Algumas Histórias Local: Teatro Glaucio Gill – Praça Cardeal Arcoverde, s/n, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ Temporada: de 06 a 29 de setembro Dias e horários: sábados, domingos e segundas, às 20h Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada) – à venda na bilheteria do teatro e no site https://funarj.eleventickets.com/ Gênero: Comédia Duração: 70 minutos Classificação: 12 anos
30 de agosto de 2025
A Light, empresa responsável por levar energia elétrica para milhões de pessoas no Rio de Janeiro, comemora seus 120 anos com a instalação artística Anos-Luz, da diretora e multiartista Bia Lessa. A exposição será inaugurada no dia 29 de agosto, sexta-feira, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), com patrocínio da concessionária e realização da associação Rio Memórias. A entrada é gratuita. Sobre a exposição Anos-Luz é uma instalação que nasce da tensão entre luz, sombra e tempo. A luz — esse campo que revela — não apenas ilumina, mas define o visível. O escuro — esse território de suspensão — não apenas oculta, mas convida a outras formas de ver. Reconhecida por sua linguagem inovadora e transdisciplinar, Bia Lessa é diretora de teatro, ópera, cinema e exposições. Para Lessa, “entre o excesso de luz e o vazio do breu, entre o tudo que ofusca e o nada que silencia, há um intervalo quase infinito: um entrelugar onde a percepção do tempo se adensa, se encarna. Inspirada pela potência silenciosa da técnica - o processo é ramificado, percorre largas extensões, milhares de milhas vibrando; atravessa paredes e alcança, no décimo andar, um apartamento suspenso no ar - a obra evoca essa energia domesticada, convertida em eletricidade, presente em milhões de espaços ao mesmo tempo”. Esta instalação propõe um gesto de escuta. Um convite ao espaço do “entre” — essa fresta onde se esgarçam os limites entre o que se mostra e o que se esconde. É nesse fluxo de duplos que a experiência se dá: o visível e o invisível; aquilo que desaparece na luz, que cega, e o que faz aparecer, emerge do escuro, que se revela como matéria viva. A instalação dialoga com vestígios e ecos: a geometria de Ttéia, de Lygia Pape; a inteligência de Little Lights, de Jac Leirner; e as imagens de Serguei Eisenstein, Glauber Rocha, Oswaldo Goeldi — artistas para quem luz e sombra são também pensamento, linguagem, existência. Para Yole Mendonça, diretora executiva do MAM Rio, “é uma alegria receber Anos-Luz, de Bia Lessa, no MAM Rio, em parceria com o Rio Memórias e a Light. O espaço expositivo do museu situado sobre o pilotis será completamente transformado por uma instalação que cria uma experiência imersiva. Acreditamos que Anos-Luz atrairá novos públicos ao museu, ampliando nossa missão de ser um espaço dinâmico e acessível”.  Serviço: Temporada: 29 de agosto a 16 de novembro de 2025 Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro Telefone: (21) 3883-5600 Site: www.mam.rio Instagram: @mam.rio Horários de visitação: Quartas, quintas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Aos domingos, das 10h às 11h, visitação exclusiva para pessoas com deficiência intelectual Entrada gratuita.