9 de julho de 2025

1° Festival internacional de documentários de Niterói está com inscrições gratuitas abertas até 30 de agosto


A primeira edição do “Visões do Mar: Festival Internacional de Documentários de Niterói”, que acontece entre os dias 17 e 22 de novembro de 2025, está com as inscrições abertas para curtas, médias e longas-metragens finalizadas até o ano de 2022 de qualquer país, desde que legendados em português. Até o dia 30 de agosto de 2025, as inscrições podem ser realizadas por meio do formulário online no fim desta matéria.


O Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc, apresentam a 1ª edição do “Visões do Mar: Festival Internacional de Documentários de Niterói”, com produção e realização da plataforma de streaming Bombozila.com, gestora da Casa Doc - espaço de cinema e tecnologia localizado em Piratininga, Niterói, que recentemente foi reconhecido como Ponto de Cultura.


Além da Casa Doc, o 1° Festival Internacional de Documentários de Niterói, será realizado ainda em outros pontos simbólicos para a cultura da cidade e conta com patrocínios da Bertha Fundation e Inmaat Foundation e apoios de Paula Tupinambá Advocacia e Rizoma Gestão Cultural.


Com curadoria inédita voltada à produção documental que aborda os oceanos e suas comunidades costeiras; as diásporas transatlânticas e suas lutas por reconhecimento; os povos tradicionais na defesa da justiça socioambiental; e as comunidades científicas e ambientalistas. O festival busca provocar reflexões e fortalecer ações concretas diante dos desafios do nosso tempo.


Maretório: o mar como território vivo, e personagem central para formação, encontros e laboratórios 


“O festival se propõe a ser mais que um evento de cinema: ser um chamado coletivo por justiça socioambiental. A programação reunirá filmes de todo o mundo que revelam a complexa e profunda relação entre os oceanos e a memória - pescadores, marisqueiras, povos indígenas costeiros, comunidades quilombolas, caiçaras, ambientalistas, historiadores, cientistas e arqueólogos, personagens reais que têm suas histórias de vida marcadas pela interação com o mar”, pontua Vito Ribeiro, curador do Festival. 


“Mais do que exibir filmes, o objetivo da primeira edição do Festival é formar redes de ação e pensamento. Estão previstas sessões educativas com escolas públicas, oficinas em territórios costeiros e um Laboratório de Documentários para Realizadores de Niterói, que oferecerá consultoria em captação, pitching e distribuição de impacto social”, destacou Ribeiro. 


Serviço


Festival “Visões do Mar: Festival Internacional de Documentários de Niterói”

Realização: 17 à 22 de Novembro de 2025

Niterói, RJ.


A convocatória é gratuita, online e está aberta até 30 de agosto; são aceitos curtas, médias e longas-metragens documentais finalizados a partir de 2022 de qualquer país, desde que legendados em português 


Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSefV7Ptp1MCDw_zWje4jccbxBoEhNPLAQxKmip2SG3lzq0ymQ/viewform?pli=1



9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas. 
8 de outubro de 2025
Evento retorna à cidade onde nasceu e promete experiência completa para os amantes do vinho em 11 de outubro, no H Niterói Hotel