9 de julho de 2025

1° Festival internacional de documentários de Niterói está com inscrições gratuitas abertas até 30 de agosto


A primeira edição do “Visões do Mar: Festival Internacional de Documentários de Niterói”, que acontece entre os dias 17 e 22 de novembro de 2025, está com as inscrições abertas para curtas, médias e longas-metragens finalizadas até o ano de 2022 de qualquer país, desde que legendados em português. Até o dia 30 de agosto de 2025, as inscrições podem ser realizadas por meio do formulário online no fim desta matéria.


O Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc, apresentam a 1ª edição do “Visões do Mar: Festival Internacional de Documentários de Niterói”, com produção e realização da plataforma de streaming Bombozila.com, gestora da Casa Doc - espaço de cinema e tecnologia localizado em Piratininga, Niterói, que recentemente foi reconhecido como Ponto de Cultura.


Além da Casa Doc, o 1° Festival Internacional de Documentários de Niterói, será realizado ainda em outros pontos simbólicos para a cultura da cidade e conta com patrocínios da Bertha Fundation e Inmaat Foundation e apoios de Paula Tupinambá Advocacia e Rizoma Gestão Cultural.


Com curadoria inédita voltada à produção documental que aborda os oceanos e suas comunidades costeiras; as diásporas transatlânticas e suas lutas por reconhecimento; os povos tradicionais na defesa da justiça socioambiental; e as comunidades científicas e ambientalistas. O festival busca provocar reflexões e fortalecer ações concretas diante dos desafios do nosso tempo.


Maretório: o mar como território vivo, e personagem central para formação, encontros e laboratórios 


“O festival se propõe a ser mais que um evento de cinema: ser um chamado coletivo por justiça socioambiental. A programação reunirá filmes de todo o mundo que revelam a complexa e profunda relação entre os oceanos e a memória - pescadores, marisqueiras, povos indígenas costeiros, comunidades quilombolas, caiçaras, ambientalistas, historiadores, cientistas e arqueólogos, personagens reais que têm suas histórias de vida marcadas pela interação com o mar”, pontua Vito Ribeiro, curador do Festival. 


“Mais do que exibir filmes, o objetivo da primeira edição do Festival é formar redes de ação e pensamento. Estão previstas sessões educativas com escolas públicas, oficinas em territórios costeiros e um Laboratório de Documentários para Realizadores de Niterói, que oferecerá consultoria em captação, pitching e distribuição de impacto social”, destacou Ribeiro. 


Serviço


Festival “Visões do Mar: Festival Internacional de Documentários de Niterói”

Realização: 17 à 22 de Novembro de 2025

Niterói, RJ.


A convocatória é gratuita, online e está aberta até 30 de agosto; são aceitos curtas, médias e longas-metragens documentais finalizados a partir de 2022 de qualquer país, desde que legendados em português 


Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSefV7Ptp1MCDw_zWje4jccbxBoEhNPLAQxKmip2SG3lzq0ymQ/viewform?pli=1



5 de janeiro de 2026
Com as férias escolares se aproximando, a dica é a atividade 'Sextas lúdicas', promovida pela Oficina do Parque, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) fundada em janeiro de 2003, com sede no bairro Maceió, em Niterói (RJ). A partir do dia 10 de janeiro de 2025, sempre às sextas, até 27 de fevereiro de 2026, a criançada de todas as idades vai ter uma programação intensa, como gincana com jogos educativos; oficina de brinquedos, com reúso de materiais recicláveis; contação de histórias; entre outras brincadeiras. O objetivo da Oficina do Parque é promover o desenvolvimento humano e comunitário, por meio da articulação entre cultura, educação, tecnologia e sustentabilidade, contribuindo para a construção de sociedades mais justas, criativas e participativas. A organização atua em territórios populares com estratégias metodológicas inovadoras, valorizando o protagonismo social, a diversidade e a transformação das realidades locais a partir do fortalecimento dos vínculos comunitários. Serviço : 'Sextas lúdicas' Período: De 10 de Janeiro de 2025 a 27 de fevereiro de 2025, sempre às sextas Horário: das 9h às 11h ou das 14h às 16h Faixa etária: a partir dos 7 anos Gincana com jogos educativos Oficina de brinquedos (artesanato Infantil , com reuso de materiais ) Contação de histórias Inscrições no local (Oficina do Parque), das 9h às 17h: Rua Demétrio de Freitas, 150 - Maceió, Niterói - de 5 a 8 de janeiro Mais informações: (21) 96545-5012 ou na secretaria da Oficina do Parque Atividade gratuita
30 de dezembro de 2025
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo